Trabalho ministerial infantil: um desafio possível

Por

Kátia Cristina Tavares Ribeiro

Formada pela faculdade de educação da Universidade de São Paulo em ensino fundamental, professora evangelista de crianças pela APEC e Líder do Ministério Infantil da Igreja Batista Vale das Virtudes

 

Trabalho ministerial infantil: um desafio possível

Quando se trata de abordar o evangelismo ou discipulado de crianças deparamo-nos com algumas barreiras. Ora acreditamos que as mais novas não compreendem o que ensinamos e por isso, as subestimamos oferecendo-lhes apenas um ambiente lúdico e agradável; ora exageramos crendo que é uma tarefa árdua, e assim as crianças maiores até participam das aulas, mas não demonstram ter aprendido praticando os ensinamentos bíblicos fora da igreja.

Na verdade, os que estão a frente deste trabalho é que devem ter uma visão clara do que representa este ministério em sua vida. Primeiro, não importa onde o obreiro esteja, o ministério o acompanha para toda vida; não está vinculado à figura da igreja como construção, já que o mesmo pode ser exercido em uma casa, na rua, por exemplo. Segundo, este pode ser exercido de diversas maneiras. A Escola Bíblica de Férias é um modelo disto quando há necessidade de várias pessoas trabalhando em diversas funções, sendo adequado que a equipe disponha de pessoas com talentos específicos para determinadas tarefas. Além do mais trata-se de uma motivação para o serviço do ministério infantil. E terceiro, todos fazem parte dele de alguma forma, embora nem todos tenham esse chamado especificamente, o seu envolvimento ocorre na medida em que nos tornamos exemplos. As crianças não são educadas de acordo com a Palavra de Deus somente nos cultinhos, escolas bíblicas ou qualquer outra atividade no templo. Nossa conduta como ministros do Senhor deve refletir as Escrituras, e isto é um ensinamento que irá acompanha-las durante sua vida; elas captam isso muito bem.

O sucesso do ministério infantil está relacionado a um conjunto de aspectos que bem planejados e administrados proporcionam frutos maravilhosos, ou seja, são vidas que tratadas desde a infância com amor divino e direcionadas segundo a Verdade, resultarão em novos instrumentos nas mãos de Deus, ainda que não percebamos de imediato as suas respostas. As crianças estão em processo de formação de caráter.

Nenhum trabalho é vão no Senhor. Cada planejamento, cada oração, cada investimento financeiro, cada estudo, absolutamente tudo que for realizado para o serviço neste ministério tem no Senhor a Sua benção, e quando tudo o que fazemos está de acordo com a vontade de Deus certamente prosperará. Por isso, disponha-se e verá as maravilhas que Ele opera através desta obra.

Categories:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *