Especialização Livre em Grego do NT
- Duração 2 anos
- Nível Intermediário
- Requisitos: Graduação, Conhecimentos básicos de grego
Possibilitar o conhecimento e ou aprofundamento teórico e metodológico sobre o Grego do Novo Testamento com ênfase em exegese bíblica. Capacitar interessados em geral para atuarem no campo educacional, religioso, comunitário e acadêmico, entre outros, bem como no diálogo bíblico-teológico-cultural. Compreender o contexto sócio, histórico e cultural do Grego do Novo Testamento, bem como a aplicação prática dos conhecimentos da língua na produção exegética, tanto acadêmica quanto pastoral.
Com mais de 25 anos de experiência em educação na área teológica, línguas bíblicas e exegese, o curso de Especialização Livre em grego do NT com ênfase em exegese bíblica tem o certificado emitido pela Emunah Editora, uma empresa com idoniedade e confiabilidade.
O grego dentro do ramo indo-europeu. Proto-indoeuropeu. Proto-grego. Grego Antigo: dialetos. Nascimento da koiné. Período helenístico. Particularidades da koiné neotestamentária. Semitismos no NT. Introdução ao estudo do léxico. Morfologia da língua grega. Usos exegéticos dos aspectos históricos, fonológicos, léxicos e morfológicos da koiné grega.
A sintaxe comparativa entre o português e a koiné grega. As dificuldades e vantagens da sintaxe de uma língua sintética. A sintaxe dos nomes. A sintaxe dos verbos. A sintaxe das sentenças.
Os tipos de texto ou gêneros textuais. Introdução à literatura comparada. Breve história da literatura grega: do épico ao contemporâneo. Introdução a história da linguística e implicações para a exegese bíblica. A presença semítica na literatura canônica neotestamentária. A intertextualidade das fontes da tradição hebraica na koiné neotestamentária: targum, midrash, agadá, halakhah, a preservação da tradição nos textos rabínicos medievais. Uma metodologia da exegese da koiné grega: 1) análise léxico-sintática; 2) análise contextual (contexto imediato); 3) análise histórica (contexto histórico-cultural); 4) análise literária; 5) análise de paralelos (análise analógica ou intertextualidade canônica); 6) análise teológica e 7) aplicação prática.
Introdução Geral à Metodologia Científica. Os enfoques quantitativa e qualitativo na pesquisa científica. Metodologia Científica e Metodologias de Estudo. Tipos de pesquisa. A formulação de hipóteses. Desenho de pesquisa. Seleção, coleta de dados, relatórios. Processo e amostragem na pesquisa. Os processos misto na pesquisa científica.
Aula Inaugural Gratuita